O movimento antropofágico foi uma manifestação artística brasileira da década de 1920.
Baseado no Manifesto Antropófago escrito por Oswald de Andrade, o movimento antropofágico brasileiro tinha por objetivo a deglutição (daí o caráter metafórico da palavra "antropofágico") da cultura do outro externo, como a norte americana e européia e do outro interno, a cultura dos ameríndios, dos afrodescendentes, dos eurodescendentes, dos descendentes de orientais, ou seja, não se deve negar a cultura estrangeira, mas ela não deve ser imitada. Foi certamente um dos marcos do modernismo brasileiro.
Tem como a principal obra a pintura Abaporu de Tarsila do Amaral.
Oswald de Andrade ironizava em suas obras a submissão da elite brasileira aos países desenvolvidos. Em 1928, lançou com Tarsila do Amaral o Manifesto Antropófago, que propunha a "Devoração cultural das técnicas importadas para reelaborá-las com autonomia, convertendo-as em produto de exportação".
Priscyla
domingo, 10 de maio de 2009
Assinar:
Postar comentários (Atom)
A Antropofagia foi um movimento cultural que surgiu na década de 20, e que teve como principal objetivo, romper com padrões artísticos e culturais instituídos na época. Estes padrões eram originários da Europa, região que era considerada “berço da civilização”, e vinham para o Brasil sem nenhum tipo de contextualização. Embora a Antropofagia tenha ficado historicamente marcada pela fase modernista, mais especificamente pela Semana da Arte Moderna, suas idéias foram muito além deste período ou fase. Me arrisco ao dizer que a antropofagia é uma forma peculiar de olhar e de pensar o mundo.
ResponderExcluirPriscyla Afonso